Sobre o biólogo

o rei da balbúrdia

Henrique Abrahão Charles, o Biólogo Henrique

Henrique Abrahão Charles é conhecido por Biólogo Henrique, especialmente pelo canal ''Biólogo Henrique - o biólogo das cobras''.

Atuação: Biólogo, Professor, Analista Ambiental, YouTuber, Podcaster, Jornalista e Divulgador Científico.

Natural de Nova Friburgo-RJ, Brasil, reside em Macaé-RJ e atua no Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto.

No canal do YouTube Biólogo Henrique - o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, Zoologia, Ecologia e Cultura Nerd. Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeira, cobra coral)  e  demais animais peçonhentos, saúde pública e importância médica, além de curiosidades da fauna silvestre. 

Henrique iniciou sua carreira científica com um curso Técnico em Química, pelo Instituto Brasil (1996 - 1998),  posteriormente obteve sua graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998 - 2002) e mestrado em  Biologia Animal no Curso de Pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006 - 2007) através do estudo do comportamento predatório de boídeos de diferentes hábitos (anaconda, suaçuboia, salamanta e jiboia).

Em referência ao rei e general de Esparta, nosso Leônidas é o Rei da Balbúrdia e líder dos Reptilianos de Esparta, a Balbúrdia da Ciência! 

É impressionante ver como a BALBÚRDIA de um humilde professor de ciências reverberou em todo Brasil e atualmente suas mídias sociais ultrapassam três milhões de seguidores, sendo detentor do maior grupo de estudos de ofidiofauna do mundo e considerado biólogo destaque em Grandes Biólogos Brasileiros de 2022 (edição 059 da Revista OBIÓLOGO CRBio-01).


CHARLES, H. A. Comportamento predatório de serpentes Boidae de diferentes hábitos e biometria de Eunectes murinus Linnaeus, 1758 em laboratório. Seropédica-RJ. 2007. 65f. ''Dissertação (Mestrado em Ciências)'' – UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007.

Biólogo usa redes sociais para combater má fama de cobras

O Biólogo Henrique foi destaque  na Folha de São Paulo em Julho de 2024 por seu grandioso trabalho nas redes sociais em defesa da fauna silvestre, especialmente das cobras, tão mal compreendidas!!! 

https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2024/07/biologo-usa-redes-sociais-para-combater-ma-fama-de-cobras.shtml

Biólogo Henrique: como a balbúrdia de um professor no YouTube vem ajudando a salvar serpentes no Brasil


"O canal do “Biólogo das Cobras” é a prova de que dá para ser técnico sem ser chato; e os resultados provam isso

Com mais de 300 mil seguidores no YouTube e cerca de 65 milhões de visualizações, o canal do biólogo Henrique é uma prova prática de que é possível divulgar a Ciência na Internet sem ser chato ou monótono.

O fato de o obscurantismo científico e o negacionismo estarem em alta, atrelado à dificuldade que os canais de Ciência no YouTube têm de crescer, torna importante dar destaque ao sucesso do canal do “Biólogo das Cobras”, que se tornou, seguramente, o maior canal do mundo (de estudo) da fauna ofídica.

Além disso, o biólogo ainda administra a maior página do mundo de divulgação da herpetofauna, em Língua Portuguesa, do Facebook. É claro que os números, isoladamente, não querem dizer muita coisa. Mas, no caso acima, posso garantir que a qualidade da audiência também traz qualidade ao conteúdo do canal."