Sobre o biólogo

o rei da balbúrdia

Henrique Abrahão Charles, o Biólogo Henrique

Henrique Abrahão Charles é conhecido por Biólogo Henrique, especialmente pelo canal ''Biólogo Henrique - o biólogo das cobras''.

Atuação: Biólogo, Professor, Analista Ambiental, YouTuber, Podcaster, Jornalista e Divulgador Científico.

Natural de Nova Friburgo-RJ, Brasil, reside em Macaé-RJ e atua no Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto.

No canal do YouTube Biólogo Henrique - o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, Zoologia, Ecologia e Cultura Nerd. Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeira, cobra coral) e demais animais peçonhentos, saúde pública e importância médica, além de curiosidades da fauna silvestre.

Henrique iniciou sua carreira científica com um curso Técnico em Química, pelo Instituto Brasil (1996 - 1998), posteriormente obteve sua graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998 - 2002) e mestrado em Biologia Animal no Curso de Pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006 - 2007) através do estudo do comportamento predatório de boídeos de diferentes hábitos (anaconda, suaçuboia, salamanta e jiboia).

Em referência ao rei e general de Esparta, nosso Leônidas é o Rei da Balbúrdia e líder dos Reptilianos de Esparta, a Balbúrdia da Ciência!


CHARLES, H. A. Comportamento predatório de serpentes Boidae de diferentes hábitos e biometria de Eunectes murinus Linnaeus, 1758 em laboratório. Seropédica-RJ. 2007. 65f. ''Dissertação (Mestrado em Ciências)'' – UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007.

Biólogo Henrique: como a balbúrdia de um professor no YouTube vem ajudando a salvar serpentes no Brasil


"O canal do “Biólogo das Cobras” é a prova de que dá para ser técnico sem ser chato; e os resultados provam isso

Com mais de 300 mil seguidores no YouTube e cerca de 65 milhões de visualizações, o canal do biólogo Henrique é uma prova prática de que é possível divulgar a Ciência na Internet sem ser chato ou monótono.

O fato de o obscurantismo científico e o negacionismo estarem em alta, atrelado à dificuldade que os canais de Ciência no YouTube têm de crescer, torna importante dar destaque ao sucesso do canal do “Biólogo das Cobras”, que se tornou, seguramente, o maior canal do mundo (de estudo) da fauna ofídica.

Além disso, o biólogo ainda administra a maior página do mundo de divulgação da herpetofauna, em Língua Portuguesa, do Facebook. É claro que os números, isoladamente, não querem dizer muita coisa. Mas, no caso acima, posso garantir que a qualidade da audiência também traz qualidade ao conteúdo do canal."